Brincar livre é preciso!



Se você colocar uma caixa de papelão nas mãos de uma criança, o que acontece? Provavelmente vai se transformar em uma chapéu, um carro, uma casa, uma tela de pintura e muitas outras coisas. Isso é o brincar livre. Aquele brincar como o de antigamente, em que as crianças faziam seus próprios brinquedos, inventavam estórias e se não tivessem material, inventavam uma brincadeira nova de correr, com as palavras e o que mais a imaginação permitisse.


Imaginação... será que as crianças de hoje em dia estão utilizando a imaginação como deveriam? Será que nós, adultos, não estamos interferindo demais e deixando essa parte tão importante da criatividade passar em branco? Está ocorrendo uma diminuição no tempo de brincar.


É no brincar livre que acontece o primeiro contato com o mundo. É brincando que a criança revela sua essência, socializa, trabalha a criatividade e independência.


Permita a criança brincar com brinquedos não estruturados, como garrafas plásticas, papéis, pregadores de madeira entre outros. Permita que seu filho seja livre para criar.